top of page
redebrasitiosmemor

NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA

Atualizado: 17 de out.



O Seminário Internacional Políticas de la Memoria é realizado pelo Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti desde o ano de 2008, sendo reconhecido como um dos mais importantes eventos acadêmicos do Cone Sul. A edição décima quinta, tem como tema Reflexiones, archivos y testimonios: A 40 años del Nunca más.


Na quarta-feira, dia 16 de outubro de 2024, após início das mesas temáticas pelo turno da manhã, centenas de pesquisadores acadêmicos e integrantes de sítios de memória e consciência foram surpreendidos com a determinação, da Secretaría de Derechos Humanos de la Nación Argentina, de suspensão e proibição do seminário nas dependências do Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti. No período da tarde as atividades foram realizadas em outras dependências de organismos de direitos humanos localizados no Espaço Memória e Direitos Humanos, algumas atividades ocorreram no pátio pelo gramado e nas calçadas da Avenida Libertador que fica em frente.  



Nos somamos em solidariedade aos trabalhadores e organizadores do XV Seminário Internacional, as coordenações de mesas temáticas, e a centenas de pesquisadores de todas as partes do mundo que estão em Buenos Aires nesses dias e que foram “censurados”. Da mesma forma, como Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência, denunciamos publicamente a comunidade internacional este acontecimento que impacta em trabalhos elaborados e financiados por diversas instituições nacionais e internacionais, a pesquisa científica, ao livre debate de ideias, e mais, ao próprio direito de reunião.  







91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page