top of page

REBRAPESC

Quem somos

A Rede Brasileira de Pesquisadoxs de Sítios de Memória e Consciência é uma articulação de pesquisadorxs e profissionais de diferentes instituições de memória que trabalham sobre as relações entre violências, espaços e memórias de passados traumáticos. Busca ser um espaço de diálogo, compartilhamentos e estímulo às parcerias entre seus membros. 

rebrapesc.jpg

Nascimento

A Rede foi criada no I Seminário de Pesquisa e Documentação,  realizado na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, Paraíba, em setembro de 2018.  O desejo era reunir pessoas interessadas na ativação memorial de lugares relacionados ao período ditatorial brasileiro.

 

Com o caminhar das discussões, contudo, ampliamos o recorte. Nos abrimos aos espaços que podem ou são problematizados a partir de questões de gênero, raça, exclusão social, privações de direitos, entre outras questões que cobram visibilidade no nosso cotidiano. E devem ser problematizadas para a construção de uma sociedade mais justa.

Uma rede de redes

Atualmente reúne pesquisadores de diversas instituições, entre elas: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Estadual de Campinas, Escola da Cidade, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Bem como profissionais vinculados à Casa do Povo, Memorial da Democracia da Paraíba, Fundação Casa de José Américo, Instituto Pólis, ICOMOS Brasil,  CONDEPHAAT, Fundação Alexander Von Humboldt, Memorial das Ligas e Lutas Camponesas da Paraíba, entre outras instituições que atuam em prol da cultura e dos direitos humanos.

bottom of page