top of page

cOORDENAÇÃO

rebrapesc.jpg

A Coordenação é o órgão executivo da REBRAPESC. É composta pelos seguintes membros:

I - Coordenação geral;
II - Coordenação de comunicação;
III - Coordenação de publicações;
IV- Coordenação de intercâmbios institucionais;
V - Secretaria Administrativa.

 

cOORDENAÇÃO 2023/2026

Ana Paula Ferreira de Brito

Coordenadora geral da REBRAPESC

Gabriela Beraldo

Coordenadora de Comunicação

Virgínia Vecchioli

Coordenadora de Intercâmbios Institucionais

Giovane Rodrigues Jardim

Vice coordenador da REBRAPESC

Pauline Araújo

Secretaria Administrativa

Amália Cristovão dos Santos e Glória Kok

Coordenação de Publicações

CONSELHO FISCAL:

Jacqueline Custódio,  Paula Janovitch e Patrícia Oliveira

REUNIÕES 2023

15 de fevereiro

No dia 15 de fevereiro de 2023 ocorreu a reunião de planejamento das atividades do ano e de elaboração e discussão do Projeto de Estatuto Social da REBRAPESC. Foi definido o calendário de atividades, o período para sugestões e modificações no Projeto de Estatuto Social, e a reunião para escolha da Coordenação para o período 2023 a 2026. Estiveram presente: Glória Kok, Carolina Gomes Nogueira, Amália Cristovão dos Santos, Gabriela Beraldo Rodriguez, Virginia Vecchioli, Pauline Louise Araújo Silva, Giovane Rodrigues Jardim e Ana Paula Ferreira de Brito.

10 de março

usarrrr.png

No dia 10 de março foi realizada uma reunião da REBRAPESC para leitura e apresentação do Projeto de Estatuto. Nessa reunião, os artigos foram lidos uma a um e foram realizadas as modificações sugeridas pelos membros presentes e pelas observações enviadas por e-mail. Estavam presentes: Ana Paula Ferreira de Brito, Virginia Vecchioli, Amália Cristovão dos Santos, Gabriela Beraldo, Jacqueline Custódio, Carolina Gomes Nogueira, Giovane Rodrigues Jardim, Glória Kok, Fernanda, Suelen Andrade, Amália Cristóvão dos Santos.  

22 de março

aprovação estatuto.jpeg

No dia 22 de março foi realizada uma reunião da REBRAPESC para consolidação do Estatuto Social aprovado nas reuniões anteriores e nos retornos por e-mails pelos integrantes da rede. Desta forma, o mesmo foi aprovado por unanimidade. Discutiu-se também e foi aprovado o encaminhamento da Certificação do Grupo de Pesquisa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). De acordo com o NOVO Estatuto Social aprovado, foi realizada a eleição de escolha da Coordenação 2023/2026. Estavam presentes: Ana Paula Brito, Giovane Jardim, Glória Kok, Jacqueline Custódio, Paula Janovitch, Pauline Araújo, Amália dos Santos, Gabriela Beraldo, Patrícia Oliveira e Virgínia Vecchioli.

28 de abril

3.png

16 de junho

No dia 28 de abril foi realizada uma reunião de coordenação da REBRAPESC para tratar da organização das atividades do Grupo de Leitura e do Conectados por Memórias, bem como para dar encaminhamento as solicitações recebidas para participar da rede, dentre outras pautas. Estiveram presentes: Giovane Rodrigues Jardim, Virginia Vecchioli e Glória Kok.

conectados por memoria 16 b_edited.jpg

No dia 16 de junho foi realizada uma reunião da REBRAPESC para tratar de alguns assuntos pontuais, e posteriormente para o Conectados por Memórias. Estavam presentes: Giovane Rodrigues Jardim, Virginia Vecchioli, Glória Kok, Ana Paula Brito, Patrícia Oliveira, Paula Janovitch e Pauline Araújo. 

27 de junho - Reunião com a REBRALUM e a RESLAC

A coordenação da REBRAPESC participou no dia 27 de junho de uma reunião entre a Rede Brasileira de Lugares de Memória (REBRALUM) e a Rede Latino-Americana e do Caribe de Sítios de Memória (RESLAC). A reunião que antecedeu o Seminário Direito à Memória: fazer coletivo, foi realizada na Casa do Povo em São Paulo, e reuniu representantes dos sítios de memória e de consciência que atualmente integram a REBRALUM, com a presença também de Jesse Jane Souza (representando a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia), Gegê Joseph (Gerente de Programa Sênior da International Coalition of Sites of Conscience, responsável pela supervisão das atividades da Coalizão na África, América Latina e Caribe), Veronica Torras (Diretora Executiva de Memoria Abierta, uma aliança de organismos de direitos humanos da Argentina) e de Nilmário Miranda (Assessor Especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania).

27 e 28 de junho - Seminário Direito à Memória

Nos dias 27 e 28 de junho, diversos integrantes da REBRAPESC se encontraram em São Paulo, na Casa do Povo, durante a participação no Seminário Direito à Memória: fazer coletivo. Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, e a coordenação de Jean Camoleze, o seminário reuniu 37 iniciativas de memória do país, em dois dias de intensas atividades, dentre elas reuniões, mesas e oficinas.

28 de junho - International Coalition of Sites of Conscience

Também participou do Seminário Direito à Memória, realizado na Casa do Povo em São Paulo, Gegê Joseph que é Gerente de Programa Sênior da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, responsável pela supervisão das atividades da Coalizão na África, América Latina e Caribe. Na oportunidade, os membros da REBRAPESC aproveitaram para dar continuidade ao diálogo da rede enquanto membros acadêmicos, bem como para tratar do planejamento conjunto de ações e projetos.  

28 de junho - Visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa 

O Grupo de Pesquisa Sítios de Memória e Consciência e a REBRAPESC realizaram ainda, no dia 28 de junho, uma visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Além da visitação às exposições, os pesquisadores participaram de um diálogo com Evelyn Ariane Lauro, que é a responsável pela Articulação Social da instituição museológica. Estiveram presentes nessa atividade: Ana Paula Brito, Giovane Rodrigues Jardim, Pauline Silva e Renan Beltrame.

6, 7 e 8 de julho - I Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE)

Imagem do WhatsApp de 2023-07-17 à(s) 11.56.38d.jpg

Ana Paula Brito representou a REBRAPESC no I Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE), realizado na cidade de Cachoeira, Bahia, nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2023. O encontro foi uma grande celebração pela retomada de muitos trabalhos interrompidos no âmbito do Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus.

14 de julho - Partilha das atividades em Rede 

No dia 14 de julho foi realizado um momento de partilha das atividades da Rede com os participantes. Ana Paula Brito e Giovane Rodrigues Jardim falaram sobre a participação no Seminário Direito à Memória, e do no I Encontro Nacional de Educação Museal.

bottom of page