Na manhã e tarde de ontem, segunda-feira (17/09), a REBRAPESC teve o prazer de receber o professor Alfons Aragoneses (@alfnsarag), docente na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e diretor geral da Memória Democrática do governo da Catalunha, para uma visita por locais de memória da ditadura militar em São Paulo.
Participante da edição de julho do ‘Conectados por Memórias’, uma estratégia da REBRAPESC para discussão, pesquisa e construção, e em visita técnica ao Memorial da Resistência de São Paulo (@memorialdaresistenciasp), foi acompanhado pela Coordenadora da REBRAPESC Ana Paula Brito (@anapaulabritopb) e pela Coordenadora de Pesquisa do Memorial da Resistência Júlia Gumieri (@juliagumieri). Na parte da tarde, teve a oportunidade de conhecer todo o projeto de criação do Memorial DOI-Codi (@memorialdoicodi @arqueodoicodisp), coordenado pela pesquisadora e membro da REBRAPESC Deborah Neves (@neves_deborah).
Fortalecendo a nossa conexão internacional com pesquisadores de todo o mundo que trabalham com memórias traumáticas e políticas públicas para os direitos humanos, a REBRAPESC destaca o seu incentivo constante no diálogo com redes que contribuem para a memória, verdade e justiça e com a ressignificação de passados traumáticos para a consolidação da democracia e dos direitos humanos.
Agradecemos a visita do professor e a disponibilidade de ambas instituições e pesquisadoras no nosso acolhimento e partilha!
Comments