Conectados por Memórias com Valentia Salvi: “Vozes controversas: como estudar a palavra e as memórias dos perpetradores?”
- redebrasitiosmemor
- 22 de set.
- 1 min de leitura

É na próxima sexta-feira, 26 de setembro, às 16h, o nosso próximo encontro do Conectados por Memórias ✨. Nesta edição, receberemos a socióloga Valentina Salvi para uma conversa sobre o tema “Vozes controversas: como estudar a palavra e as memórias dos perpetradores?”.
Salvi é mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Buenos Aires e doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Atua como pesquisadora do CONICET e integra o Centro de Estudos de Memória do CIS-CONICET/IDES, além da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Memória Social (RIEMS). É também professora adjunta do Departamento de Arte e Cultura da Universidade de Tres Febrero (Argentina).
Autora do livro “De Vencedores a Vítimas: Memórias Militares do Passado Recente na Argentina” (Biblos, 2012), a pesquisadora tem publicado amplamente sobre memória, nação e forças armadas em diferentes países. Seus textos mais recentes problematizam os desafios metodológicos e éticos no estudo da fala de perpetradores, trazendo contribuições fundamentais para pensar a história argentina (1976–2018) e as relações entre violência, memória e esquecimento.
O Conectados por Memórias é um espaço mensal e exclusivo para membros da rede, realizado em formato on-line via Google Meet.
📌 Dia 26 de setembro, às 16h (horário de Brasília).
Tema: “Vozes controversas: como estudar a palavra e as memórias dos perpetradores?”
Comentários