top of page

programas da rebrapesc

Conectados por Memórias

O projeto visa fomentar o intercâmbio de práticas metodológicas disciplinares entre os membros da rede. São realizados encontros bimensais dos integrantes da rede por temáticas em que são feitas apresentações da trajetória de pesquisa e especificidades sobre as metodologias utilizadas na pesquisa. O programa é destinado exclusivamente para os membros da rede, com possibilidades de participarem convidados dos membros. A questão central deste programa é fomentar a discussão sobre como tem sido operadas as pesquisas e como tem sido construída a operação investigativa com o tema de memórias de passados traumáticos, para ter impacto social.

Grupo de Pesquisa  

O Grupo de Pesquisa dedica-se à produção interdisciplinar de pesquisas no âmbito da memória social, direito à cidade, patrimônio cultural, Direitos Humanos e da museologia de memórias traumáticas, tendo como pressuposto o direito à memória. Perante a complexidade do trabalho com memórias de passados traumáticos, o grupo se interessa por refletir acerca das disputas públicas em torno dos sítios de memória e consciência, assim como sobre todos os sujeitos envolvidos na produção, circulação e consumo de memórias, desde os “empreendedores” de lugares de memória até o público que circula por esses espaços, incluindo agentes estatais, movimentos sociais, acadêmicos e os expertos que participam no desenho das propostas memoriais. 

 Publicações

O programa de publicações da REBRAPESC prevê a organização de produções textuais como artigos, ensaios, dossiês temáticos e livros. Essa atuação poderá ser realizada a partir de estratégias como: proposição de dossiês temáticos em revistas acadêmicas especializadas; realização de artigos/ensaios coletivos com ao menos dois integrantes da rede; organização de ebooks ou livros impressos com apoio de universidades ou instituições vinculadas à rede.

Eventos

O evento oficial da REBRAPESC é o Seminário de Pesquisa e Documentação em Sítios de Memória, realizado desde 2018 como contrapartida ao Programa Ibermuseos.

A partir da VI edição, que será realizada em 2024, o evento passa a ser bianual e sempre que possível, envidar esforços para que seja realizado com alguma parcela de atividades presenciais e em estados diferentes a cada edição. 

Intervenções

Estendendo as atividades para além de discussões e produções escritas, a rede também atua em ações e atividades artísticas em datas emblemáticas vinculadas à passados traumáticos. ​ Esse programa, portanto, prevê ativações memoriais em espaços públicos, podendo ser atividades artísticas e culturais, como exposições, manifestações culturais, entrega de itens com mensagem do grupo, etc.

Conexão Internacional

A REBRAPESC tem uma articulação regional estendida, especialmente com representantes de sítios de memória e consciência de países latinoamericanos e caribeños. E integra a Coalition Sites of Conscience como membro acadêmico desde o ano de 2021. Como uma extensão do programa Conectados por Memórias, sob uma perspectiva internacional, a rede convida a cada trimestre um convidado internacional para apresentar sua pesquisa ou programas institucionais de um sítio de memória e consciência que integra a região latinoamericana e caribenha.

bottom of page