
No dia 17 de outubro de 2024, a Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência e alguns convidados, foram recebidos por Gonzalo Conte na sede do Memoria Abierta no Espaço para Memória e Direitos Humanos na Cidade Autônoma de Buenos Aires. Na oportunidade foi apresentado os espaços de expografia e de trabalho da instituição, e compartilhado uma apresentação institucional do Programa Lugares de Memória.
Na visita técnica foi possível conhecer e tirar dúvidas sobre o trabalho de investigação realizado, as opções metodológicas e cartográficas, as relações entre os trabalhos históricos e antropológicos, a organização dos arquivos e o trabalho de escuta dos envolvidos. O trabalho do Programa Lugares de Memória está disponível em: https://memoriaabierta.org.ar/wp/
Memoria Abierta é uma referência mundial em organização de dados e estratégias de memória direcionadas ao passado da ditadura militar argentina. Pra nós foi um privilégio aprender sobre uma interface que condensa dados científicos brutos representados com tanta sutileza. A sociedade civil organizada é a chave de uma mobilização em torno da memória, uma ignição para discussões acerca do passado traumático, e com isso nós, como rede de pesquisa, nos identificamos completamente.
Comentários