Durante os dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023, aconteceu o XIV Seminario Internacional Políticas de la Memoria, organizado pelo Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti, na Cidade Autônoma de Buenos Aires/Argentina. Esta edição de 2023 teve como tema: 40 Años de Democracia: debates y refleciones desde el presente.
O Grupo de Pesquisa Sítios de Memória e Consciência (IFRS/REBRAPESC) esteve presente com a apresentação de três pesquisas, a saber:
- Virginia Vecchioli, participou da mesa temática Educar en y para los derechos humanos. Proyectos, experiencias y desafíos a 40 años de la recuperación de la democracia, onde apresentou o trabalho intitulado: La memoria de la dictadura como política educativa: el programa “La Escuela va a los juicios” en la Argentina”.
- Virginia Vecchioli, também participou da mesa temática Memoria, imagen y entornos digitales: otro territorio en disputa en el escenario Latinoamericano, onde apresentou o trabalho intitulado: Memorias de la violencia, dispositivos de realidad virtual y colectivos de víctimas.
- Giovane Rodrigues Jardim, participou da mesa temática El legado de las comisiones de la verdad para las democracias latinoamericanas: perspectivas para el presente, onde apresentou o trabalho intitulado: El testimonio de víctimas militares ante la Comisión Nacional de la Verdad en Brasil: “Por uma verdade que nos interesse”.
O Seminário Internacional Políticas de la Memoria é realizado desde o ano de 2008, quando o Centro Cultural de la Memoria Haroldo Conti foi criado para a difusão e a promoção da cultural, da educação e dos direitos humanos. Trata-se de um lugar que no passado recente foi um Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio: la Escuela de Mecánica de la Armada (ESMA).
Mais informações: http://conti.derhuman.jus.gov.ar/2022/12/seminario2023.php
Kommentarer