top of page
  • gberaldo

Projeto Conectados por Memória recebe diretor de memorial da Guatemala



A Rebrapesc iniciou o primeiro ciclo do projeto Conectados por Memória, que pretende realizar encontros dos pesquisadores da rede com especialistas em lugares de memória em todo o mundo.

O primeiro convidado foi Julio Solórzano-Foppa, diretor do Memorial para la Concordia na Guatemala. Ele participou de um encontro com a rede no dia 17 de maio, terça-feira.

Julio também coordena os projetos Memoria Virtual Guatemala, Mapeo de la Memoria e a Orquestra Sinfônica Feminina Juvenil e Coro “Alaíde Foppa”. Todos os projetos são vinculados à recuperação da memória histórica do Conflito Armado Interno na Guatemala (1960-1996).

O Memorial para la Concordia, em especial, desenvolve seus programas em diferentes regiões do país e através de suas plataformas digitais com 45 organizações de Direitos Humanos, Memória Histórica, Povos Indígenas, Direitos da Mulher com ênfase no trabalho com jovens.

Durante o encontro, Julio falou mais sobre as iniciativas nas quais atua na Guatemala e sobre as articulações da Red Centroamericana de Memoria, que reúne instituições de El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.

Ele contou também sobre o projeto para a criação de um museu a céu aberto, no campus universitário da Universidad de San Carlos de Guatemala (USAC). Julio destaca esse e a Orquestra Sinfônica como iniciativas essenciais. Em sua visão, não há como falar de memória traumática sem trazer a arte para o diálogo.

Por fim, Julio avaliou a necessidade de conectar cada vez mais entidades e iniciativas de memória, tanto na América Central, quanto em toda América Latina.

90 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page