top of page

Estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul

Atualizado: 9 de mai.

A REBRAPESC se solidariza com o Estado do Rio Grande do Sul neste momento em que ao menos 364 municípios enfrentam sérias consequências pelo desastre climático, com chuvas intensas e alagamentos. Já são mais de 90 mortes, centenas de pessoas desaparecidas, milhares de pessoas em alojamentos improvisados. As perdas são incalculáveis, e muito tempo e esforço de todos serão necessários para amenizar esta situação.


Expressamos nossa solidariedade enquanto rede a todos os gaúchos, dentre os quais estão também membros da REBRAPESC em diferentes situações nesse momento difícil.


Mas é tempo de solidariedade! E isso tem sido marcante no comprometimento nacional e internacional para apoiar as ações de resgate e de atendimento as vítimas neste momento!


É tempo também de responsabilidades! De fazer perguntas, de questionar as origens não tão naturais das ações humanas e de sua relação predatória com a natureza e que tem resultado em tantas tragédias.


É tempo também de verdade! De combater notícias falsas, campanhas falsas de arrecadação e de difamação. Precisamos de mais ciência, conhecimentos, cultura e educação.

Estamos enquanto coordenação nacional analisando como podemos colaborar dentro de nossas expertises, de nosso compromisso com as pessoas que perpassa o cuidado com sítios de memória e consciência, e desta forma anunciaremos em breve nossas ações e convocatórias.


Por hora, compartilhamos o pedido de campanhas e arrecadações para estado do Rio Grande do Sul. Ajude!


Como não dispomos de logística nacional para este encaminhamento, sugerimos que os sítios de memória e consciência, que as instituições museológicas e acadêmicas parceiras, utilizem o trabalho de arrecadação dos Correios (https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/receita-federal-e-correios-firmam-parceria-para-ajudar-vitimas-das-enchentes-no-rio-grande-do-sul).   


Quem puder e desejar auxiliar financeiramente, compartilhamos duas campanhas de arrecadação:







Algumas imagens:

Imagens são da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, do documento compartilhado com data de 05 de maio de 2024 que segue:  


[COMPLETA] Chuvas_Impactos_Medidas_2024-05-05_v3
.pdf
Fazer download de PDF • 21.59MB


91 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page